segunda-feira, 5 de outubro de 2009

PROJETO - Leitura E Escrita - Alfabetizar Letrando Usando Diversidade Textual

IDEALIZADORES:
ISAURA GORETE DE CARLI (1ª fase do 2º ciclo – matutino)
ELIZETE CARVALHO MACIEL (2ª fase do 1º ciclo – matutino)
ROSELI VELOZO GOMES (1ª fase do 1º ciclo – matutino e 2ª fase do 1º ciclo – vespertino)
JEAN BARBOSA (Técnico do LIED)


OBJETIVO:
· Estimular a leitura através da competição;
· Instigar a produção de textos verbais e não verbais;
· Desenvolver habilidades e competências relacionadas a Inteligência Linguística.
· Propiciar o uso do computador e internet;
· Despertar no aluno o interesse e o gosto pelas mídias, considerando que as mesmas oferecem uma variedade muito grande de recursos visuais e sonoros, levando também o aluno a desenvolver a coordenação motora, a percepção, a criatividade e a capacidade de produção;


JUSTIFICATIVA


Diante da realidade que nos deparamos em sala de aula, onde temos alunos em diferentes níveis de leitura e letramento, e diante da necessidade de desenvolver as habilidades e competências na Área de Linguagem, faz-se necessário buscar novas abordagens metodológicas e rever as que estão sendo utilizadas em sala. Pois, hoje, a dificuldade de leitura e escrita ainda prevalece em todas as fases e ciclos. Buscando modificar a postura através dos estudos realizados sobre alfabetização, letramento, texto e leitura, e refletindo sobre a prática de sala de aula e resultado dessa, sentimos a necessidade de resolver esse problema relacionado a leitura e escrita. Ressaltando que os nossos alunos não têm o habito da leitura ou lêem muito pouco, então algo precisaria ser feito e teria que haver um forte componente lúdico que despertasse o gosto pela leitura e escrita. A proposta foi colocar o aluno em evidência, em cima do pódio, numa atividade que, para ele, teria também uma dose de brincadeira e competição.
Nessa perspectiva, o professor atuaria como mediador e facilitador entre a criança e o material escrito. Para isso deve-se ter conhecimento da teoria lingüística do processo de alfabetização.


MÍDIAS A SEREM UTILIZADAS


- Mídia impressa (textos verbais e não-verbais, narrativos, literários, informativos, poéticos e lúdicos, de opinião, de reportagem, de correspondências, descritivos, gravuras e fotografias, gibis, revistas e outros), para os alunos manusearem e perceberem a forma de construção de cada tipo de texto: pontuação, tipos de balões, expressões utilizadas, onomatopéias etc;
- Máquina fotográfica digital (para registrar os momentos de produção tanto em sala como no LIED);
- Computador (pesquisa, digitação);
- Internet (pesquisa e leitura);
- Site (atividades educativas e ciberespaço);
- Turma da Mônica – Sotware;
- Programas (Writer, Colour Paint);
- Scanner (para digitalizar as histórias criadas pelos alunos em sala de aula);
- DVD (para assistir as produções).
- Publicação e exposição das produções em Blog.
- Impressora para impressão das histórias produzidas.