terça-feira, 12 de junho de 2012


CONSTRUCIONISMO E A PEDAGOGIA POR PROJETOS

A pedagogia de projetos é uma forma de favorecer o aprendizado do aluno usando os recursos tecnológicos, pois  sua proposta é que ele  aprenda fazer fazendo e a se reconhecer como autor daquilo que ele mesmo produziu. Isso porque, para produzir ele seleciona informações, toma decisões, trabalha em grupo e buscando,  junto com os colegas, tirar as dúvidas sobre os assuntos que estão sendo estudados.
 Um grande aliado dessa pedagogia de projetos são os recursos tecnológicos, tão pouco utilizados em nossas escolas, eu mesma em minha prática pedagógica uso esses recursos mais para digitação de textos que os alunos produzem com o objetivo de registrar e socializar os trabalhos (pois os mesmos ficam na biblioteca da escola), do que como busca de aprendizagem através de projetos. Porém, ao oportunizar ao aluno a utilização do computador para digitar um texto, eu reconheço e oriento os mesmos que este recurso está sendo utilizado também para seu aprendizado que pode e deve interferir na forma dele reorganizar suas ideias e a maneira de expressá-las, e não apenas um exercício mecânico de digitação. E agora que me propus a fazer este curso vou procurar aprender sempre mais a usar as mídias e a compreender sua importância no processo de ensino e aprendizagem especialmente no trabalho por projetos.
No entanto, acredito que nem todos os conteúdos são possíveis de serem abordados num projeto e que este não deve ser colocado para os  professor como uma “camisa-de-força”, não deve “engessar” a escola, pois tem momentos em que deve se usar outras estratégias pedagógicas para que os alunos possam aprender determinados conceitos. Assim, o professor terá abertura para rever sua prática pedagógica, a fim de ajudar o aluno a construir e reconstruir  seu conhecimento.

Laureci B. L. de Lima



Nenhum comentário: