CONSTRUCIONISMO E A
PEDAGOGIA POR PROJETOS
A pedagogia de projetos é uma forma de
favorecer o aprendizado do aluno usando os recursos tecnológicos, pois sua proposta é que ele aprenda fazer fazendo e a se reconhecer como
autor daquilo que ele mesmo produziu. Isso porque, para produzir ele seleciona
informações, toma decisões, trabalha em grupo e buscando, junto com os colegas, tirar as dúvidas sobre
os assuntos que estão sendo estudados.
Um
grande aliado dessa pedagogia de projetos são os recursos tecnológicos, tão
pouco utilizados em nossas escolas, eu mesma em minha prática pedagógica uso
esses recursos mais para digitação de textos que os alunos produzem com o
objetivo de registrar e socializar os trabalhos (pois os mesmos ficam na
biblioteca da escola), do que como busca de aprendizagem através de projetos.
Porém, ao oportunizar ao aluno a utilização do computador para digitar um texto,
eu reconheço e oriento os mesmos que este recurso está sendo utilizado também
para seu aprendizado que pode e deve interferir na forma dele reorganizar suas
ideias e a maneira de expressá-las, e não apenas um exercício mecânico de
digitação. E agora que me propus a fazer este curso vou procurar aprender
sempre mais a usar as mídias e a compreender sua importância no processo de
ensino e aprendizagem especialmente no trabalho por projetos.
No entanto, acredito que nem todos os
conteúdos são possíveis de serem abordados num projeto e que este não deve ser
colocado para os professor como uma “camisa-de-força”,
não deve “engessar” a escola, pois tem momentos em que deve se usar outras
estratégias pedagógicas para que os alunos possam aprender determinados
conceitos. Assim, o professor terá abertura para rever sua prática pedagógica, a
fim de ajudar o aluno a construir e reconstruir
seu conhecimento.
Laureci B. L. de Lima
Nenhum comentário:
Postar um comentário