quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Reconhecendo a cultura afro no entorno da comunidade escolar


AUTORA: Jussara Laborão Silva
CO-AUTORAS:  Lina Cristiane Cavalheiro Trombeta
                           Fabiana Aparecida Lemes da Silva
Público Alvo: 1º ciclo do Ensino Fundamental
Áreas envolvidas: Ciências Sociais e Linguagem

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula
·         Produzir frases, pequenos textos;
·          Conhecer as influências africanas na arte brasileira;
  • Desenvolver a produção textual com ênfase nos textos estudados;
  • Desenvolver a capacidade critica construtiva;
  • Estimular o hábito da leitura;
  • Praticar a aprendizagem colaborativa, em pequenos grupos, a partir da pesquisa.
Tempo estimado
5 aulas de 50min cada

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Conhecimento sobre a cultura da África;
  • Domínio e habilidades de leitura e escrita;
  • Domínio do registro lingüístico adequado ao tipo de texto trabalhado;
  • Identificação, nos suportes, de mídias e fontes de informação.




Estratégias e recursos das aulas

1ª etapa
Conversa informal com os alunos explorando o que os mesmos já sabem sobre os elementos da história africana e/ou da presença africana na História do Brasil, das relações sociais estabelecidas, das visões construídas sobre africanos e afro-descendentes no Brasil, da cultura africana e/ou a mescla de culturas que se convencionou chamar "cultura brasileira" com forte influência de elementos africanos.
É possível que surjam respostas que remetam a determinados assuntos como alimentação, música, dança, lutas e religiosidade. Se não surgirem, instigar os alunos a refletir sobre a presença ou ausência desses elementos no modo de vida deles.

Após essa conversa inicial, convidar os alunos para explorar sites
www.acordacultura.org.br, e  (www.youtube.com/watch dança)  no  laboratório de informática com acesso à internet , que mostra informações sobre a cultura negra africana em forma de jogos, livros animados, vídeos, músicas e textos.


A exploração do site é apenas um ponto de partida para a discussão que poderá ser fundamentada em conhecimentos anteriores dos alunos.

2ª etapa - Propor aos alunos um trabalho de investigação da presença da cultura negra em sua familia e das relações sociais estabelecidas entre os diferentes grupos étnicos, por meio de entrevistas. O objetivo é fazer com que os alunos percebam as relações do passado e o presente.
 Encaminhamentos importantes a serem considerados:
- Levantamento de afro-descendentes da localidade para serem entrevistados.
- Combinar com os alunos se as entrevistas serão realizadas na escola ou na casa dos entrevistados;
- A definição das formas de registro da entrevista;
- Reforçar com os alunos a importância do respeito aos entrevistados;
- O estabelecimento de uma data para que os materiais coletados sejam levados para a classe.

- Elaborar as questões que serão feitas aos entrevistados, considerando alguns itens como:
- Nome
- Idade
- Há quanto tempo mora na localidade;
- Profissão, atividades que exerceu;
- Religião;
- O lazer no passado e no presente;
- Os tipos de música e de dança preferidos do passado e do presente;
- Se sofre ou já sofreu discriminação por ser afro-descendente;
- Participa de organizações como clubes, associações de moradores, ONGs que lutam pela defesa dos direitos dos afro-descendentes;
- Outras questões sugeridas pelos alunos a partir dos estudos realizados .

3ª etapa
Os  alunos deverão realizar as seguintes atividades:

- Contatar os moradores escolhidos, explicando o objetivo da entrevista;
- Gravar as entrevistas com equipamentos de áudio (gravadores, mp3 player etc.);
- Pedir permissão para fotografar os entrevistados;
- Perguntar se eles possuem fotos antigas ou outros objetos e se permitem que eles sejam fotografados para compor o trabalho final.

No retorno do trabalho, em sala de aula, você deverá mediar a socialização das experiências de cada grupo por meio da discussão:
- como se deu a interação com os entrevistados
- quais foram as informações obtidas
- as semelhanças e diferenças entre as respostas dos entrevistados

4ª etapa
A partir das entrevistas e dos materiais coletados, é possível recuperar um pouco da história das relações sociais na localidade, da presença (ou não) de discriminação de afro-descendentes e de elementos da cultura de origem africana.

Produto final
O material coletado pode ser organizado:
- em um painel com fotos e informações escritas
- elaboração coletiva de um blog que poderá conter as gravações das entrevistas, depoimentos de alunos sobre o tema, mudanças e permanências nas relações sociais na localidade, espaço para postagem de sugestões sobre as formas de combate ao preconceito e à discriminação racial.

Avaliação
Os pontos que deverão ser avaliados são:
- envolvimento e participação dos alunos nas discussões em grupos;
- pertinência das informações e dos materiais coletados;
- organização e clareza das informações no painel e nos textos e áudios postados no blog.




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