quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Uma Semente a Ser Plantada



Autor e co-autor (es)
Autor: Lurdes Mariano Mendes
Co-autor(es)
Mara Caciane Renz Dalmolin, Zoleide Giachini e Gesieli Lanzarini
Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino
Componente Curricular
Tema
Ensino Fundamental Inicial
Matemática
Sistema de medidas
Ensino Fundamental Inicial
Língua Portuguesa
Língua escrita: prática de produção de textos
Ensino Fundamental Inicial
Ciências Naturais
Ambiente, reflorestamento.

Dados da aula
Publico Alvo: 3ª fase do 2° ciclo
Áreas envolvidas: Ciências, Português, matemática
O que o aluno poderá aprender com esta aula.

  • Contribuir com ações para recuperação da mata ciliar da nascente do córrego, bem como a sua extenção;
    Conhecer as condições em que se encontr a nascente do córrego na comunidade Linha Bandeirantes;
  • Entender a importancia da preservação ambiental para o equilíbrio ecológico;
  • Descobrir quais os tipos de plantas apropriadas para o reflorestamento  da área e fazer mudas;
  • Plantar mudas na nascente do córrego;
  • Recuperar a nascente do córrego;
  • Explorar diversas mídias tanto impressas quanto digitais para conhecer sobre o assunto em questão;
  • Aperfeiçoar-se quanto à produção de texto em geral e ser capaz de proceder autocorreção dos textos;
  • Identificar a estrutura de um texto;
  • Explorar diferentes unidades de medida;
  • Utilizar raciocínio lógico para fazer cálculos e estimativas;
Duração:
5 meses
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
- Discussão sobre a importância da preservação do meio ambiente, especialmente as plantas. Leituras diversas em livros, revistas e internet sobre o tema Reflorestamento. Palestra sobre o tema Mata Ciliar proferida por agrônomo local.

Estratégias e recursos da aula        
1° momento
Conversa informal com os alunos sobre o tema Reflorestamento, focando a importância da preservação da mata ciliar das propriedades rurais de uma comunidade próxima à escola;
2º momento
Conversa com os proprietários interessados em participar do projeto. Aceitação e parceria dos mesmos para o desenvolvimento das ações;
3º momento
Conversa e acerto com engenheiro agronômo para contriubuir na orientação das ações as erem desenvolvidas no decorrer do projeto;
4º momento
Elaboração do  projeto de reflorestamento e socialização com o engenheiro para  conseguir recursos para a viabilização do mesmo;
5º momento
Em sala de aula, leituras diversas sobre reflorestamento, análise de documentos, projetos já desenvolvidos e legislação em livros, revistas;
6º momento
Organização de um de caderno de campo para registro das pesquisas e produções feitas pelos alunos e professor;
7° momento
Pesquisa no laboratório de informática educativa sobre o tema;
8º momento
Palestra sobre o tema com o engenheiro Agrônomo da prefeitura municipal, utilizando o data show;
9º momento
Os alunos acompanhados do engenheiro, professores e outros funcionários da escola envolvidos no projeto fizeram uma  visita a nascente do córrego localizado na Fazenda do Senhor Sergio Polita na Linha Bandeirante e no sítio vizinho do proprietário  Aparecido Ribeiro Mendes, além da sua extenção  para observação das condições  ambientais;
10° momento
  Preparo da mistura da terra com o substrato e plantio de sementes de açaí: alunos, professor e técnico da EMPAER na horta da escola;
11º momento
Conversa informal com um  estudante  universitário do 6º semestre  do curso de engenharia florestal UNEMAT- campus de Alta Floresta  sobre a questão ambiental, especificamente o reflorestamento de mananciais;
            12º momento
Reunião entre professores e os engenheiros agrônomos parceiros do projeto para  avaliar o andamento do projeto e planejar novas ações, considerando que as mudas de açaí não haviam nascido;
13º momento
Reencaminhamento com a decisão de mudar a espécie de planta para fazer as mudas. Plantio de novas sementes, especificamente o Pau Brasil, pelos alunos e acompanhamento do desenvolvimento das mesmas;
14º momento
 Como as mudas feitas pelos alunos e professor na escola iriam demorar para poderem ser replantadas,  buscou-se   parcerias para a aquisição de mudas, bem como, a construção de curvas de nível, junto à Secretaria de Agricultura e Cooperativa local;
15º momento
Visita ao viveiro da Cooperativa local para que professortes e alunos conhecessem passo a passo da produção de mudas das espécies diversas feitas no mesmo;
             16º momento
           Construção de duas maquetes. Material utilizado: isopor, argila, serragem, tinta, palitos de dente, plantas artificiais, animais de plástico e linha.

           17º- momento
              Apresentação oral dos resultados para a comunidade escolar na Mostra do Conhecimento pelos alunos, com exposição de banner, maquete, utilização do data show;

             18º momento
             Com a curva de nível pronta e área cercada, os alunos, professores, proprietários e os engenheiros agrônomos foram até a nascente e fizeram o plantio das mudas prontas.
                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                              
               Obs: Todos os momentos de visitas de campo e ações diversas fora de sala de aula foram alternados com momentos em sala.
- As produções feitas pelos alunos no caderno de campo foram orientadas e reorientadas pela professora, considerando a estruturação do texto: concordância verbal e nominal, acentuação, pontuação, coerência e coesão textual, sintaxe e morfologia, bem como, sobre os tipos de texto, com ênfase à estruturação de relatório.
- Após os alunos participarem das aulas de campo, observando o espaçamento das mudas, em sala explorou-se os cálculos matemáticos como sistema de medidas – metro, centímetro e milímetro, com a resolução de situações problema.

 AVALIAÇÃO
* A avaliação aconteceu de forma processual, diagnóstica, formativa e somatória;
* Participação, assiduidade, freqüência, pontualidade;
* Respeito mútuo, compreensão  e colaboração entre todos na escola;                                                                                                                                                                                                                                                                                                    
* Observação, registro e interpretação das respostas e comportamentos dos alunos diante de perguntas e situações que exigiram a utilização dos conteúdos aprendidos.

Recursos Complementares


 Apostila Eterno Aprendiz, Fundação Cesgranrio
Coordenadores do Projeto: Nilma Santos e Rubem Klein

BARROS, Carlos; Ciências e Meio Ambiente, 5ª série, Editora Ática, 1991


Parâmetros Curriculares Nacionais de 1ª a 4ª série


 Fotos de todos os momentos do Projeto




Nenhum comentário: