Autor e co-autor (es)
Autor: Lurdes Mariano Mendes
Co-autor(es)
Mara Caciane Renz Dalmolin, Zoleide Giachini e Gesieli Lanzarini
Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
Ensino Fundamental Inicial | Matemática | Sistema de medidas |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de produção de textos |
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais | Ambiente, reflorestamento. |
Dados da aula
Publico Alvo: 3ª fase do 2° ciclo
Áreas envolvidas: Ciências, Português, matemática
O que o aluno poderá aprender com esta aula.
- Contribuir com ações para recuperação da mata ciliar da nascente do córrego, bem como a sua extenção;
Conhecer as condições em que se encontr a nascente do córrego na comunidade Linha Bandeirantes; - Entender a importancia da preservação ambiental para o equilíbrio ecológico;
- Descobrir quais os tipos de plantas apropriadas para o reflorestamento da área e fazer mudas;
- Plantar mudas na nascente do córrego;
- Recuperar a nascente do córrego;
- Explorar diversas mídias tanto impressas quanto digitais para conhecer sobre o assunto em questão;
- Aperfeiçoar-se quanto à produção de texto em geral e ser capaz de proceder autocorreção dos textos;
- Identificar a estrutura de um texto;
- Explorar diferentes unidades de medida;
- Utilizar raciocínio lógico para fazer cálculos e estimativas;
Duração:
5 meses
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
- Discussão sobre a importância da preservação do meio ambiente, especialmente as plantas. Leituras diversas em livros, revistas e internet sobre o tema Reflorestamento. Palestra sobre o tema Mata Ciliar proferida por agrônomo local.
Estratégias e recursos da aula
1° momento
Conversa informal com os alunos sobre o tema Reflorestamento, focando a importância da preservação da mata ciliar das propriedades rurais de uma comunidade próxima à escola;
2º momento
Conversa com os proprietários interessados em participar do projeto. Aceitação e parceria dos mesmos para o desenvolvimento das ações;
3º momento
Conversa e acerto com engenheiro agronômo para contriubuir na orientação das ações as erem desenvolvidas no decorrer do projeto;
4º momento
Elaboração do projeto de reflorestamento e socialização com o engenheiro para conseguir recursos para a viabilização do mesmo;
5º momento
Em sala de aula, leituras diversas sobre reflorestamento, análise de documentos, projetos já desenvolvidos e legislação em livros, revistas;
6º momento
Organização de um de caderno de campo para registro das pesquisas e produções feitas pelos alunos e professor;
7° momento
Pesquisa no laboratório de informática educativa sobre o tema;
8º momento
Palestra sobre o tema com o engenheiro Agrônomo da prefeitura municipal, utilizando o data show;
9º momento
Os alunos acompanhados do engenheiro, professores e outros funcionários da escola envolvidos no projeto fizeram uma visita a nascente do córrego localizado na Fazenda do Senhor Sergio Polita na Linha Bandeirante e no sítio vizinho do proprietário Aparecido Ribeiro Mendes, além da sua extenção para observação das condições ambientais;
10° momento
Preparo da mistura da terra com o substrato e plantio de sementes de açaí: alunos, professor e técnico da EMPAER na horta da escola;
11º momento
Conversa informal com um estudante universitário do 6º semestre do curso de engenharia florestal UNEMAT- campus de Alta Floresta sobre a questão ambiental, especificamente o reflorestamento de mananciais;
12º momento
Reunião entre professores e os engenheiros agrônomos parceiros do projeto para avaliar o andamento do projeto e planejar novas ações, considerando que as mudas de açaí não haviam nascido;
13º momento
Reencaminhamento com a decisão de mudar a espécie de planta para fazer as mudas. Plantio de novas sementes, especificamente o Pau Brasil, pelos alunos e acompanhamento do desenvolvimento das mesmas;
14º momento
Como as mudas feitas pelos alunos e professor na escola iriam demorar para poderem ser replantadas, buscou-se parcerias para a aquisição de mudas, bem como, a construção de curvas de nível, junto à Secretaria de Agricultura e Cooperativa local;
15º momento
Visita ao viveiro da Cooperativa local para que professortes e alunos conhecessem passo a passo da produção de mudas das espécies diversas feitas no mesmo;
16º momento
Construção de duas maquetes. Material utilizado: isopor, argila, serragem, tinta, palitos de dente, plantas artificiais, animais de plástico e linha.
17º- momento
Apresentação oral dos resultados para a comunidade escolar na Mostra do Conhecimento pelos alunos, com exposição de banner, maquete, utilização do data show;
18º momento
Com a curva de nível pronta e área cercada, os alunos, professores, proprietários e os engenheiros agrônomos foram até a nascente e fizeram o plantio das mudas prontas.
Obs: Todos os momentos de visitas de campo e ações diversas fora de sala de aula foram alternados com momentos em sala.
- As produções feitas pelos alunos no caderno de campo foram orientadas e reorientadas pela professora, considerando a estruturação do texto: concordância verbal e nominal, acentuação, pontuação, coerência e coesão textual, sintaxe e morfologia, bem como, sobre os tipos de texto, com ênfase à estruturação de relatório.
- Após os alunos participarem das aulas de campo, observando o espaçamento das mudas, em sala explorou-se os cálculos matemáticos como sistema de medidas – metro, centímetro e milímetro, com a resolução de situações problema.
AVALIAÇÃO
* A avaliação aconteceu de forma processual, diagnóstica, formativa e somatória;
* Participação, assiduidade, freqüência, pontualidade;
* Respeito mútuo, compreensão e colaboração entre todos na escola;
* Observação, registro e interpretação das respostas e comportamentos dos alunos diante de perguntas e situações que exigiram a utilização dos conteúdos aprendidos.
Recursos Complementares
Apostila Eterno Aprendiz, Fundação Cesgranrio
Coordenadores do Projeto: Nilma Santos e Rubem Klein
BARROS, Carlos; Ciências e Meio Ambiente, 5ª série, Editora Ática, 1991
http://www.atividadeseducativas.com.br/index.php?lista=meio-ambiente – acesso em setembro de 2010
Palestra com agrônomo da prefeitura municipal
Obs: Todas as imagens são da professora Lurdes Mariano Mendes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário